20ª edição: jornalista do Grupo Folha de Alagoas recebe o prêmio Odete Pacheco

Reprodução

Redação

A 20ª edição do Prêmio Odete Pacheco homenageou o jornalista do Grupo Folha de Alagoas, João Mousinho, como o melhor apresentador do rádio alagoano através da sua atividade no Jornal da Manhã, na Jovem Pan em 100.7.

“Quero agradecer publicamente todos que fazem a Jovem Pan e contribuiu com o projeto da Folha, pois todo ‘êxito individual’ é fruto de um trabalho coletivo. Obrigado aos meus parceiros do dia-a-dia: Nycole Melo, Natália Barros, Leonardo Ferreira, Rodrigues, Maria Clara Gomes, Maylson Franklin, Claudistone, Geraldo Salgueiro e Marcos Vasconcelos”, destacou Mousinho.

A honraria foi concedida para outros comunicadores e um dos homenageados foi o repórter Francisco José, com décadas de atuação na Rede Globo de Televisão e recordista de matérias no Globo Repórter. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em Maceió, e contou com a presença de autoridades e dezenas de membros da imprensa.

Marcos Assunção, um dos idealizadores do prêmio Odete Pacheco, disse que a escolha dos vencedores é feita através de pesquisa, opiniões, indicações e depois é enviada para uma comissão técnica. Ainda de acordo com Marcos, há cinco anos a premiação Odete Pacheco tem homenageado personalidades que não pertencem ao estado de Alagoas, tornando o prêmio macro da comunicação.

Trajetória e desafios

A carreira de João Mousinho sempre foi marcada pelo jornalismo contundente, onde matérias investigativas sempre trouxeram luz a importantes debates para o Estado de Alagoas e nosso país.

Após uma trajetória de destaque em redações e assessorias, Mousinho seguiu com o sonho da independência editorial e criou o jornal Folha de Alagoas em parceria com o também jornalista Cícero Filho.

A Folha de Alagoas em pouco tempo acumulou notoriedade e seus produtos editoriais ganharam mais musculatura através dos programas de TV: Perguntar não Ofende e posteriormente Folha na TV. Mais tarde a Folha de Alagoas teria espaço na TV aberta, na rede Bandeirantes, canal 38, com o programa: (A)Ponte.

Em paralelo aos projetos do jornal impresso, site e TV. O grupo Folha de Alagoas recebeu o convite para iniciar uma jornada no rádio alagoano através do Jornal da Mix.

Em seguida, o grupo recebeu mais um novo convite e o jornalista João Mousinho passou a ancorar o CBN Agora. Já neste ano, mais um novo desafio surgiu, e o comunicador que sempre se notabilizou por ser um ‘homem de bastidores’ passou a comandar o Jornal da Manhã, da Jovem Pan, em 100.7.

Sempre com a pauta política em destaque e a apuração dos bastidores, esse perfil de atuação tem sido uma das marcas do Jornal da Manhã, ancorado por João Mousinho, Nycole Melo e Natália Barros.

Atualmente, o comunicador é editor-geral do jornal impresso e do site Folha de Alagoas. É colunista dos jornais impressos, Jornal de Arapiraca e Jornal do Interior. Também é diretor de comunicação do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Alagoas.

O jornalista atua como Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-Alagoas). Mousinho também comanda a equipe de marketing político da agência Entrelinhas, que tem tido êxitos recentes em campanhas político partidárias e de entidades classistas.

Sair da versão mobile