Rodrigo Cunha é o único senador alagoano a gastar verba pública com impulsionamento

Foto: Reprodução

Maria Clara Gomes*

A cota parlamentar para Impulsionamento em Mídias Sociais (CIMS) é uma verba separada da que indeniza os congressistas pelo uso do dinheiro para exercício da atividade parlamentar, como aluguel de imóveis, contratação de serviços e passagens aéreas. Nessa cota, o capital é voltado para a ampliação do alcance de publicações dos senadores nas redes sociais como Instagram, Youtube e Facebook.

Dos três senadores eleitos por Alagoas, o congressista arapiraquense, Rodrigo Cunha (PODEMOS), foi o único que usou dinheiro público para impulsionar as suas publicações, totalizando um montante de R$11.975,76.

O primeiro impulsionamento ocorreu em junho de 2023, no Facebook, com o ressarcimento de R$100. Em novembro, também para o Facebook, a inserção de anúncios na internet para divulgação da atividade do senador custou aos cofres públicos R$6.847,25. A última movimentação foi no Google Brasil para a inserção de publicidade online no valor de R$5.028,51.

Confira os documentos na íntegra

Antes da criação da verba direcionada para as mídias sociais, os congressistas já possuíam acesso a uma rubrica destinada a divulgar as atividades dos parlamentares. Esse recurso poderia ser utilizado para contratar assessorias, além de patrocinar inserções em diversos meios de comunicação como rádio, televisão e sites.

O Senado ainda disponibiliza uma equipe para ser utilizada para executar funções na área de comunicação. Cada gabinete pode contratar até 50 servidores comissionados de diferentes áreas.

Desde a sua criação até 2022, a cota para impulsionamento digital somou aproximadamente R$800 mil em despesas com dinheiro público.

/Estagiária com supervisão

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