Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente de helicóptero

Agências

Presidente do Chile por dois mandatos (de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022), Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um acidente de helicóptero nesta terça-feira (6), segundo o Ministério do Interior do governo chileno.

O acidente aconteceu na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. O jornal “La Tercera” afirma que o ex-presidente estava pilotando o helicóptero e levava outras três pessoas. Os quatro estavam voltando de uma visita a um amigo de Piñera, José Cox. A aeronave caiu em um lago.

De acordo com o jornal, fontes do governo afirmaram que três pessoas foram encontradas vivas pelas equipes de emergência. Duas delas conseguiram nadar até a margem, e a terceira foi resgatada na água.

Quando os socorristas chegaram, a aeronave já estava submersa nas águas do lago. De acordo com notícias da midia latino-americana, o ex-presidente Piñera não conseguiu tirar o cinto de segurança. O corpo dele foi resgatado da água e levado por uma lancha até a margem.

O governo do Chile declarou luto oficial e afirmou que a cerimônia de velório e enterro terá as honrarias oficiais.

Ex-presidente era bilionário
Filho de um político, Piñera estudou economia na universidade Harvard, nos Estados Unidos, e, quando voltou ao Chile, nos anos 1980, inaugurou um novo negócio financeiro no país: cartões de crédito.

Ele também foi acionista das seguintes empresas:

Ele vendeu muitas das ações quando se tornou presidente do Chile pela primeira vez, em 2010.

A Forbes estima que ele tinha uma fortuna de US$ 2,7 bilhões (R$ 13,40 bilhões).

/g1

Sair da versão mobile