Micro e pequenas empresas reduzem em 58% o endividamento, diz Serasa

Foto: Reprodução

Redação*

Segundo relatório do Impulsiona, projeto criado pela Serasa Experian em parceria com o Sebrae, médias e pequenas empresas que implementam processos relacionados à gestão financeira em seu dia a dia estão vendo melhoras nos resultados de seus empreendimentos.

Com o objetivo de apoiar as micro e pequenas empresas (MPEs) na melhoria de sua gestão financeira, o Projeto Impulsiona é uma consultoria que ao longo da primeira metade do programa, atende empresas, traçando diagnósticos e consultorias tanto na questão financeira quanto em áreas como vendas, gestão e RH.

Em termos financeiros, o grau de endividamento das MPEs participantes caiu para 58%. Já a margem líquida, principal indicador sobre a situação financeira das organizações, também apresentou melhorias; saindo de -2% – ou seja, sem a geração de lucros – para +16%, um crescimento de 18%. Por fim, o faturamento médio cresceu 7%.

O índice de competitividade também apresentou uma evolução expressiva. Na primeira medição, no início do programa, marcava 3,78, e agora obteve um avanço de 75%, atingindo a marca de 6,61 pontos.

O indicador acompanha o desempenho competitivo das micro e pequenas empresas em nove dimensões: Liderança; Estratégia e Planos; Clientes; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; Controle e Resultados; e Desempenho no Período.

O número é obtido por meio das somas dos pontos obtidos em cada uma delas. Os empreendedores tiveram aumento ainda em 8 das 9 categorias, com destaque para Estratégias e Planos, que teve um aumento de 181,6% (nota 2,4 vs. 6,7), Resultados, com crescimento de 136,4% (nota 2,1 vs. 4,9), e, por fim, Processos, com aumento de 99,11% (nota 3,2 vs. 6,5).

“Nosso objetivo é apoiar os empreendedores e seus negócios a prosperarem. Os resultados vêm mostrando que estamos conseguindo atingir essa meta. Impulsionar o empreendedorismo é impulsionar toda uma sociedade fomentando, principalmente, a economia local e a geração de empregos. Ao dar suporte para esses negócios, vimos eles crescerem, implementarem melhorias, criarem planos de expansão e adotarem patamares mais elevados de competitividade”, explicou o gerente de Sustentabilidade & ESG da Serasa Experian, Paulo Gustavo Gomes.

“O Projeto Impulsiona, em parceria com a Serasa Experian e o Sebrae, tem trazido ótimos resultados para os empreendedores de Osasco e região. Nos primeiros 6 meses, registramos um crescimento médio de 52% nos indicadores de qualidade MEG. Destacamos a redução de 58% no endividamento, o aumento de 7% no faturamento médio e o acréscimo de 18% na margem líquida. Estamos orgulhosos de contribuir para a competitividade e crescimento sustentável dessas micro e pequenas empresas”, disse a gestora do projeto pelo Sebrae-SP, Aline Borges,

“A Jornada”

Para dar vida e rosto a essas histórias de empresas participantes do Impulsiona Pequenos Negócios, inspirando outros empreendedores com cases reais, a Serasa Experian lançou o doc-reality: “A Jornada”. Em seu canal do YouTube, os representantes das empresas que participaram do projeto são entrevistados e contam suas histórias.

Junto com eles, aparecem consultores do Sebrae e Serasa Experian, como personagens coadjuvantes, mas fundamentais no processo de mentoria desses empresários e sua evolução.

Ao decorrer dos 12 episódios da série, conhecemos os desafios enfrentados por esses negócios, as soluções encontradas e como o projeto contribuiu para aprimorar suas estratégias, processos e gestão financeira.

/Assessoria

Sair da versão mobile