Marajó: Lira deve criar comissão para apurar denúncias de abuso sexual

Reprodução

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), garantiu a instalação de comissão para investigar supostos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes na Ilha de Marajó, no Pará.

Na última quarta-feira (28), ele acolheu pedido para realizar audiência pública no plenário da Casa sobre o assunto e autorizou a criação de comissão externa composta por parlamentares para fiscalizar eventuais crimes cometidos na região.

O autor do requerimento, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), se encontrou com o presidente da Casa na residência oficial. A formalidade é importante para validar a criação do colegiado.

Uma vez instalada, a comissão externa pode investigar e produzir um relatório sobre o caso. Nessa modalidade, porém, ao contrário do que ocorre numa CPI, o colegiado não tem poder de polícia — isto é, não pode decretar prisão nem pedir o indiciamento de quaisquer partes.

A exploração sexual na ilha voltou a ser debatida após a cantora gospel Aymeê lançar uma música em um reality show evangélico sobre o assunto. Na canção, a jovem fala sobre a exploração de crianças no arquipélago paraense.

/Redação, com Agências

Sair da versão mobile