Nova ferramenta do FGTS é lançada nesta sexta-feira (01)

Foto: Reprodução

*Redação

Foi anunciado pelo Governo Federal, nesta sexta-feira (01/03), o lançamento do FGTS Digital. Em fase de teste até meados de janeiro, a plataforma começa a valer aos empregados. O sistema é uma nova ferramenta do FGTS que propõe unificar os dados do eSocial, Pix Caixa, Acesso Gov.br e outros sistemas. De acordo com o Governo Federal, a plataforma fará com que as empresas ganhem tempo.

O Ministério do Trabalho e Emprego afirma que é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo referente ao fundo, que vai aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos valores devidos.

Segundo a pasta, com o novo sistema, os empregadores vão fazer os pagamentos do FGTS via Pix. Isto fará com que o governo tenha menos custos com pagamentos e arrecadação mais rápida. Ainda, o FGTS será atrelado ao CPF do empregado e não ao PIS.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Caixa Econômica Federal, Serpro, Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

“Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores irão economizar 36 horas/mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS. Além do mais, o novo sistema proporcionará uma redução de custo operacionais incorridos pelo Fundo de aproximadamente R$ 144 milhões por ano”, destacou o ministro Luiz Marinho durante o lançamento da plataforma.

/Agência Brasil

Sair da versão mobile