Campanha contra Influenza começa hoje em AL; confira público-alvo e locais

Foto: Ascom SMS

*Redação

A campanha de vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (25) em Alagoas. O Ministério da Saúde (MS) enviou 1.210.636 doses de imunizantes, que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aos 102 municípios alagoanos.

O objetivo da iniciativa é reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários até o dia 31 de maio.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos.

Público-alvo (confira documentação)

Os estudantes da área da saúde que estejam realizando estágio em instituições de saúde também serão contemplados mediante apresentação de Termo de Compromisso de Estágio ou declaração da instituição de saúde a qual está vinculado.

As pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas poderão ser vacinados mediante preenchimento de autodeclaração.

Locais vacinação

A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió. A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 13h às 21h e domingo, das 12h às 19h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 14h às 21h;

Saúde da Gente – segunda a sábado, das 8h às 20h;

Brota na Grota – segunda a quinta, das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

Recomendações

Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.

Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Ambulatório do Hemoal (Trapiche), através do telefone (82) 3315-2983 ou através do email: criealagoas@gmail.com, anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.

/com agências

Sair da versão mobile