Milei tenta reaproximação com Lula em nova carta

Foto: Reprodução

Redação

O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou pela segunda vez, na última segunda-feira (15), uma carta ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento foi entregue pela chanceler argentina Diana Mondino. Segundo integrantes da diplomacia brasileira, a mensagem defende a manutenção de uma boa relação bilateral entre os dois países.

O gesto de Milei em defesa de um relacionamento pragmático com Lula ocorre num momento de distanciamento político quase absoluto entre o brasileiro e o argentino. Além de ser aliado de Jair Bolsonaro (PL), Milei viajou na semana passada aos Estados Unidos para se encontrar com o bilionário Elon Musk, atualmente envolvido em polêmicas com Supremo Tribunal Federal (STF).

Diana Mondino foi recebida no Palácio do Itamaraty pelo ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores). Eles tiveram uma reunião privada, uma reunião ampliada e responderam perguntas de jornalistas, antes de almoçarem juntos e com integrantes dos dois governos. Ela também foi recebida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, mas não por Lula.

Os dois lados discutiram temas econômicos, como a agenda comercial do Mercosul e possíveis investimentos para o direcionamento do gás das reservas de Vaca Muerta para o mercado brasileiro. “Tenhamos em conta que a agenda internacional de ambos é bastante complexa. Mas, sim, em algum momento creio que possa ocorrer”, comentou Mondino sobre um possível encontro entre Lula e Milei.

Na primeira carta encaminhada, em novembro de 2023, o presidente argentino convidou Lula a comparecer à cerimônia de sua posse, contudo, o ministro Mauro Vieira participou do momento no lugar do presidente do Brasil.

*com Agências

Sair da versão mobile