A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai realizar, em Maceió, o FinepDay. O evento é voltado a quem busca recursos para inovar e empreender e acontece nesta quinta-feira (18) no Centro de Inovações. As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas.
A recepção de boas vindas começa às 15h, e foi pensando para ser um momento de networking. Às 16h, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação faz a abertura oficial. A programação prossegue até às 18h, com mesa redonda, apresentação das oportunidades e momento aberto às perguntas do público.
Logo após, haverá uma fala conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), que, junto à Secti, são as principais instituições parceiras das ações da Finep em Alagoas.
Serão apresentadas também as chamadas públicas Finep Mais Inovação – Empresas em parceria com ICTs: Saúde, Energias Renováveis, Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais Renováveis, Mobilidade Urbana, Resíduos, Saneamento e Moradia, Tecnologias Digitais, Semicondutores, Aviação Sustentável e Soberania e Defesa Nacional.
A programação segue, ainda, expondo as linhas de financiamento e programas de investimento da Finep, que dispõe de oportunidades tanto com recursos reembolsáveis (empréstimos), quanto com recursos não-reembolsáveis, quando não há devolução do financiamento, apenas prestação de contas do recurso público utilizado nos projetos de inovação e empreendedorismo.
A tarde se encerra com a apresentação das demais chamadas públicas para empresas e instituições de Ciência e Tecnologia e programa de Investimento em Startups, e o momento para perguntas.
“O governo do Estado de Alagoas tem fomentado cada vez mais o nosso ecossistema de inovação e o evento Finep Day representa uma soma aos nossos esforços. Para garantirmos um estado cada vez mais inovador, é crucial promover o networking e a troca de informações em reuniões como esta. A participação dos nossos atores é fundamental para o surgimento de iniciativas que impulsionam a inovação”, disse a assessora científica de inovação e projetos especiais da Fapeal, Juliana Khalili.
/Ascom Fapeal