Líder do governo Bolsonaro investe pesado na corrida do lítio em Alagoas

Agência Câmara

Redação

O deputado federal licenciado Ricardo Barros (PP-PR), que foi líder do governo Jair Bolsonaro (2019-2022), está fazendo fortes investimentos na corrida do lítio – mineral conhecido como ouro branco – em busca de reservas no sertão de Alagoas.

Os investimentos do político foram alvo de reportagem do Intercept Brasil. Segundo o periódico, o montante colocado por Barros já ultrapassa R$ 4,4 milhões, sendo a maior parte – R$ 2,9 milhões – na pesquisa do mineral, numa área total de 10 mil hectares.

A área a ser explorada pela RC6 Mineração fica no município de Pão de Açúcar, banhado pelo Rio São Francisco e conhecido pelo forte calor. Ricardo tem feito diversas solicitações à Agência Nacional de Mineração (ANM), cuja maior parte está sob análise.

O lítio é usado como matéria-prima nas baterias de carros elétricos, ramo que cresce cada vez mais e tem sido alvo de enorme atenção, inclusive de nomes como Elon Musk e de países como a China. O Brasil seria a sétima maior reserva desse mineral no mundo.

A região alagoana, vale citar, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por guardar pinturas rupestres. Com isso, moradores, especialistas e autoridades já se preocupam com a preservação, caso aconteça essa liberação da exploração de lítio.

Sair da versão mobile