Começa neste sábado (27), mais uma etapa para proporcionar melhorias no fluxo de veículos e da mobilidade urbana na Avenida Durval de Góes Monteiro. A via passa por obras de ampliação e terá neste final de semana alterações em pontos de retorno localizados no Jardim Petrópolis.
A medida consiste na supressão dos retornos da via, nas proximidades da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mais precisamente em frente à Nutribem (sentido Aeroporto) e em frente à Maqfit (sentido Centro).
Dentro das mudanças também está o início do funcionamento dos dois novos retornos vinculados às novas vias marginais.
Com a extinção dos acessos, os movimentos serão realizados a partir da via secundária, que recebeu toda a estrutura para a manobra.
Para o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, André Costa, a medida deve otimizar o tráfego de veículos na região, tornando-o mais seguro para os condutores.
“São mudanças que buscam melhorar o tráfego na Durval de Góes Monteiro, um dos principais corredores da cidade, e tê-la em suas melhores condições otimiza o trânsito em diversos bairros e torna-o mais seguro para motoristas e pedestres”, pontuou.
Como fica?
– Quem segue sentido Centro, acessa a via secundária após a Continental, segue até o semáforo em frente à Tecampo Saúde Animal e faz a manobra para pegar a via sentido aeroporto.
– Quem segue sentido Aeroporto de Maceió, acessa a via secundária após a Havan, segue até o semáforo em frente a Agroshop e faz a manobra para pegar a via sentido Centro.
O início da operação será às 5h do sábado, com o desligamento dos semáforos dos retornos próximos à Funasa.
Benefícios
“Os retornos utilizando alças e vias secundárias oferecem vários benefícios, como a redução do congestionamento e a melhoria na segurança para os condutores. Uma vez que as alças de retorno permitem que os motoristas façam curvas em ‘U’ ou retornem na direção oposta de forma segura e suave, evitando interseções adicionais ou manobras complexas”, ressaltou o diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins.
Outro ponto positivo é que as vias marginais facilitam o acesso a propriedades em ambos os lados da via arterial, podendo reduzir o tempo de viagem, especialmente para veículos que precisam mudar de direção e também auxiliam no controle de tráfego, contribuindo para um fluxo mais eficiente. “Isso proporciona um fluxo de tráfego contínuo e reduz o risco de colisões”, finalizou o diretor.
As medidas vão trazer benefícios para o fluxo do trânsito e são complementares a outras já implantadas e em implantação para preparar o principal corredor de transportes para o recebimento do BRT.
/Assessoria