Menos de 2% dos maceioenses levaram filhos para se vacinar contra Covid

Ascom SMS/Arquivo

Redação*

A Secretaria Municipal de Saúde revelou dados sobre a vacinação infantil contra a Covid-19 em Maceió. Segundo a pasta, preocupada com o cenário, menos de 2% das crianças menores de 5 anos estão imunizadas por completo.

Iniciado em 2023, o calendário atingiu somente 1,85% das três doses recomendadas. Dos dados, apenas 16,81% tomaram a primeira dose e 8,34% a segunda. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, ao menos, 90% das crianças dessa idade, o que corresponde a 52 mil maceioenses.

De acordo com os boletins, já foram registrados 630 casos de Covid-19 em crianças menores de um ano e 2.899 casos na faixa etária de 1 a 9 anos, em 2024, em território de Maceió.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, enxerga o cenário com preocupação. “A vacinação contra a Covid-19 é eficaz e é aplicada no intuito de prevenir infecções graves, hospitalizações, complicações e óbitos decorrentes da doença.”

“Por isso, chamamos todos os pais, mães e responsáveis para levar as crianças até um ponto de vacinação para garantir sua dose e reforçar sua proteção. Vacina salva vidas”, reforça.

As crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem tomar o imunizante da Pfizer Pediátrica (Baby) em um esquema vacinal composto por três doses.

Para o início com esse público, a primeira dose deve ser tomada aos seis meses, a segunda aos 7 meses e a terceira aos nove meses. O intervalo recomendado é de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira.

Documentação necessária

Para vacinar esse público é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para vacinação infantil, que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato de vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Locais disponíveis para vacinação

*com Assessoria

Sair da versão mobile