Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados de 2023, Alagoas é o 3º estado do país com o menor número de internações provocadas por sinistros de transporte terrestre. O estudo foi produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O estado registrou 66,4 internações a cada grupo de 100 mil habitantes no ano de 2022. No ranking, a morbidade no trânsito é um dos indicadores do pilar Segurança Pública.
Rio Grande do Sul e Amazonas ficaram no 1º e no 2º lugar do ranking, com 38,2 e 45,4 internações por 100 mil habitantes, respectivamente. O indicador tem como base os dados do Datasus e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O diretor-presidente do Detran Alagoas (Departamento Estadual de Trânsito), Marco Fireman, destaca que o estado subiu duas posições no ranking em relação ao ano anterior.
“Estamos diminuindo os índices de sinistros e mortes nas vias e rodovias do estado, e isso se deve tanto às melhorias de infraestrutura na malha viária de Alagoas, principalmente entre o Agreste e o Sertão, quanto ao trabalho constante de educação para o trânsito, conscientizando crianças, jovens e adultos a terem responsabilidade. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas o dado do Ranking de Competitividade mostra que estamos no caminho certo”, afirma.
Além da Segurança Pública, o Ranking de Competitividade é composto por outros nove pilares, formulados com números e dados extraídos de órgãos e fontes oficiais, e identificando os pontos fortes e fracos de cada estado brasileiro, a fim de subsidiar ações de governo e a elaboração de políticas públicas.
/Ascom Detran