Ex-desafetos, Alfredo Gaspar e JHC se alinham cada vez mais

Foto: Reprodução

Ana Júlia Gomes e Natália Barros

A roda-gigante da política tem altos e baixos. Num passado recente, JHC e Alfredo Gaspar trocavam farpas, acusações e estavam em grupos políticos antagônicos.

Em 2020, durante a campanha eleitoral para a prefeitura de Maceió, JHC acusou o ex-chefe do Ministério Público de doar cestas básicas para se eleger prefeito. Em resposta, Gaspar alegou que se tratava de uma fake news do antigo opositor e o denunciaria por calúnia.   

O então candidato do ex-prefeito Rui Palmeira chegou a pedir a cassação da candidatura de JHC, como reação às acusações de João Henrique Caldas.

Em contrapartida, o atual prefeito de Maceió também chegou a acusar Alfredo Gaspar de disseminar notícias falsas em seu guia eleitoral, o que foi acatado pela Justiça sob a justificativa de que a peça seria “capaz de gerar estados mentais negativos no eleitorado a seu respeito”. 

“O candidato blá blá blá fica querendo posar de herói, mas recebeu dinheiro da Braskem pra campanha”, diz um dos vídeos do deputado ao sugerir que JHC seria patrocinado pela mineradora. 

A outra propaganda que Gaspar foi obrigado a retirar imediatamente do ar, segundo a defesa de JHC, estaria difundindo, subliminarmente, o conceito de que o candidato seria um “candidato laranja e mero preposto manipulado de seu pai na política”.

Ao que tudo indica, as brigas foram superadas e os dois fizeram as pazes. O pleito para o novo gestor do executivo da capital alagoana aproxima, cada vez mais, os antigos adversários e o caso Braskem parece não ser mais um problema de disputa, já que Alfredo Gaspar caminha ao lado de JHC e de seu grupo político.

Nesta semana, o deputado federal destinou R$ 16 milhões ao Fundo Municipal da Saúde de Maceió para, de acordo com ele, assegurar um atendimento digno e de qualidade à população maceioense. “Tudo isso só foi possível pela parceria que estamos construindo”, ressaltou Alfredo. 

Hoje, a indicação do secretário de Saúde Luiz Romero, os milhões em emendas parlamentares para a gestão de JHC e a influência de um mega empresário na pasta apontam para uma parceria pacífica e afetuosa entre Jota e Alfredo.

Sair da versão mobile