Desde o início da sua operação em Alagoas, a BRK, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió, disponibiliza aos clientes de baixa renda o benefício da tarifa social, que reduz em 50% o valor da fatura residencial de água e esgoto.
Para se enquadrar no benefício, o cliente deve estar inscrito em algum programa social do Governo Federal, ter renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, possuir um imóvel de até 60m² de área construída e consumir até 20m³ de água por mês (o que exceder esse consumo segue sendo cobrado pela tarifa normal).
“O consumidor, que deve ser tanto o titular da fatura quanto do programa social do Governo, pode solicitar o benefício em qualquer período do ano, basta agendar um atendimento em uma das lojas da BRK ou acessar os canais digitais da empresa”, destaca a coordenadora de Relacionamento com o Cliente da BRK, Nathalia Eneas.
Para solicitar o benefício
O cliente pode entrar em contato pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h); por meio da agência virtual “Minha BRK” (no site minhabrk.com.br) ou agendando o atendimento em uma das lojas presenciais da empresa.
Documentos necessários
- CPF, RG ou outro documento equivalente com foto;
- Comprovação da propriedade ou posse do imóvel (escritura pública, matrícula do registro, carnê do IPTU ou contrato particular de compra e venda ou locação);
- Cadastro do Número de Identificação Social (NIS) atualizado (extrato) e comprovante do último benefício do Governo Federal.
Duração do benefício
A tarifa social é um direito do consumidor que consta na resolução de 30 de março de 2022 da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e tem validade de 12 meses, mas pode ser renovada. Por isso, anualmente, a BRK realiza uma campanha de recadastro dos clientes beneficiários para atualização da documentação.
/Assessoria