Filme alagoano participa da maior premiação do cinema brasileiro

Foto: Reprodução

Depois de participar de dezenas de mostras e festivais dentro e fora do Brasil, o premiado filme alagoano Diafragma foi indicado para concorrer no primeiro turno do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024, na categoria Curta de Animação. 

Dirigida e animada pelo vilelense Robson Cavalcante e produzida por Renah Berindelli, a obra está disponível no site Porta Curtas (portacurtas.org.br), onde pode ser apreciada gratuitamente e receber votos do público até esta segunda-feira (10).

Diafragma é o primeiro projeto de animação da Sambacaitá Produções. Foi realizado com recursos do Prêmio Professor Elinaldo Barros / Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo de Alagoas e contou com recursos do Sebrae Alagoas para sua distribuição. Tem como coprodutor o Aqua Studio e como produtoras associadas a La Ursa Cinematográfica e a Cana Filmes. 

A obra conta a história de um menino criativo que se adapta à gradual perda de visão provocada pelo diabetes. O filme estreou no ano passado, no Festival Olhar de Cinema (PR), e já participou de outros eventos consagrados, como os festivais Curta Kinoforum (SP) e Cine Ceará (CE), e a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).

O curta foi premiado no 2º Festival de Cinema de Arapiraca (AL), no 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM (SC), no 8º VerOuvindo (PE) e no 6º Festival de Cinema de Rua de Remígio (PB). 

Recentemente, entrou no catálogo da SPcine Play, onde pode ser assistida gratuitamente em sua versão convencional e também com acessibilidade em Libras e Audiodescrição – feita pela Permear Arte e Acessibilidade.

A votação do público no site Porta Curtas é uma ação paralela à premiação e terá seu resultado divulgado em breve. Os curtas que concorrem no Prêmio Grande Otelo – anteriormente chamado de Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – foram indicados por diferentes instituições do Cinema Brasileiro.

A escolha das cinco obras que estarão entre as produções finalistas para concorrer ao Troféu Grande Otelo é feita exclusivamente pelos sócios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, realizadora do prêmio. A cerimônia de premiação de curtas e longas-metragens será realizada no Rio de Janeiro, em data a ser definida.

/Ascom Secult

Sair da versão mobile