Artistas ‘velam’ cultura em protesto contra desmandos de JHC

Foto: Assessoria

Da Redação

Artistas protestam contra o descaso de JHC com a cultura de Maceió. O ato, que teve início na manhã desta terça-feira (11), acontece em frente à sede da prefeitura.

Os manifestantes levaram cartazes, com frases como “a cultura de Maceió pede respeito”, “ser artista em Maceió não é massa” e “cultura na rua! Prefeito, a culpa é sua”. Em registros do momento, é possível observar um caixão na porta da prefeitura de Maceió, em alusão à ‘morte’ do setor, abandonado por JHC.

“A cultura de Maceió está sucateada, os movimentos culturais, principalmente os movimentos periféricos, que boa parte das vezes fazem o papel do estado na questão da própria educação, na questão de discutir saúde e discutir no todo, a gente se coloca nesse lugar para cobrar”, disse Alyne Sakura, líder do Movimento Periférico no Hip Hop.

Entre as reivindicações, eles pedem o pagamento dos cachês atrasados e dos projetos aprovados pelos editais da Lei Paulo Gustavo. Além disso, os artistas e representantes da cultura maceioense exigem a profissionalização do processo de contratação.

“Cobramos o pagamento atrasado aos artistas e trabalhadores da cultura, a construção de um conselho democrático e o respeito do Prefeito João Henrique Caldas a toda classe cultural”, aponta trecho do comunicado.

O grupo pede a definição clara de uma política pública da cultura, que comece com os direcionamentos aprovados no novo Plano da Cultura Municipal. Ainda, eles reivindicam a indicação de um secretário técnico, que tenha conhecimentos sobre a cultura e a política cultural em Maceió e no Brasil.

 

Sair da versão mobile