Deputados pedem afastamento de Salles por fala sobre golpe na Bolívia

Agência Câmara

Três deputados federais do PSOL acionaram a Mesa Diretora da Câmara pedindo a suspensão do deputado Ricardo Salles (PL-SP) por uma publicação em que estaria elogiando os militares que tentaram um golpe de Estado na Bolívia, na última quarta-feira (26).

O pedido assinado por Glauber Braga (RJ), Sâmia Bonfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS) requer o afastamento cautelar do bolsonarista por “apoiar a tentativa de Golpe de Estado na Bolívia e elogiar golpistas”.

“Até quando deputados golpistas não serão responsabilizados? O que fez o Sr Ricardo Salles foi apoiar um golpe na Bolívia e incentivar um golpe no Brasil! Que seja afastado cautelarmente!”, publicou Glauber Braga.

No fim da tarde de quarta-feira, Salles foi às redes sociais afirmar que “en Bolívia las melancias tienen cojones” – em português, “na Bolívia as melancias têm culhões”. A frase indica um tom elogioso aos militares que tentaram invadir o palácio do governo boliviano e destituir o presidente Luis Arce.

Nesta quinta-feira (27), em entrevista à revista Veja, Salles negou que estivesse comemorando o fato e disse se tratar apenas de uma “piada jocosa” sobre uma declaração dada pelo general boliviano Juan Zúñiga, artífice do golpe mal-sucedido.

Os deputados paulistas também ingressaram com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Ricardo Salles, pedindo a abertura de um processo criminal pelos delitos de incitação ao crime, incitação pública das Forças Armadas e crime contra a paz pública.

“O contrabandista está colecionando mais um crime ao comemorar a tentativa de golpe fracassada na Bolívia e incitar as forças armadas. Não é aceitável que o Brasil passe pano para parlamentares golpistas!”, escreveu a deputada Fernanda Melchionna, referindo-se a uma denúncia contra Salles por suposto envolvimento em contrabando de madeira ilegal da Amazônia.

/OTempo

Sair da versão mobile