Pesquisa mostra 70% de indecisos na disputa pela prefeitura de Maceió

Redação*

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, na última quarta-feira (26), o resultado da pesquisa eleitoral realizada em Maceió. Pré-candidato a prefeito pelo MDB, o deputado federal Rafael Brito considerou o resultado como “desafiador”, mas com boas perspectivas de crescimento.

“Estamos começando efetivamente a pré-campanha agora, enquanto o outro candidato está com amplo espaço na mídia há mais de 3 anos às custas de milhões gastos do dinheiro do contribuinte em propaganda. A pesquisa, mesmo sendo de um instituto que costuma dar resultados mais favoráveis para a direita, mostra que 70% do eleitorado da nossa cidade ainda não definiu seu candidato a prefeito”, disse.

Rafael Brito avalia que o resultado da pesquisa espontânea, em que o prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), aparece com 25,9% das citações, mostra uma eleição completamente aberta na capital alagoana.

“Largar na frente significa que o candidato está com vantagem naquele momento, mas não é garantia de vitória. Vimos isso nas eleições de 2020 em Maceió e em vários outros lugares”.

O pré-candidato do MDB acredita que será possível reverter a vantagem do atual prefeito no momento certo e enfatiza que, durante a campanha, o grupo de oposição a JHC terá a oportunidade de apresentar propostas, de fazer o bom debate e de “desmascarar as mentiras dessa gestão”. Assim, o eleitor poderá ouvir todos os candidatos e vai escolher o melhor.

Brito prefere considerar os números da pesquisa apenas no cenário espontâneo, que, para ele, está mais cristalizado. “Ainda é cedo para discutir o voto estimulado, até porque a campanha ainda não está nas ruas, os pré-candidatos de oposição são pouco conhecidos, enquanto o prefeito tem se mantido bem nas pesquisas em cima de uma falsa realidade”.

Segundo o deputado federal, JHC é um “gigante de pés de barro” pois, “tem boa avaliação em cima de algo que não existe, numa imagem de cidade montada no marketing, nas redes sociais, na propaganda oficial”.

Rafael Brito diz que, no debate, espera que o prefeito de Maceió “não fuja, pois nós vamos mostrar a cidade de verdade e ele será exposto, será colocado diante de uma realidade que é muito diferente da propaganda”.

Além disso, o pré-candidato aposta em um posicionamento mais crítico do maceioense. “Ao final da campanha, o eleitor poderá tomar sua decisão e nossa expectativa é que ele escolha pela melhor proposta, um projeto que de fato chegue para desenvolver, para ajudar, transformar e melhorar a vida da população”.

Veja o resultado da pesquisa (espontânea):

– Não sabe/ Não respondeu: 62,10%
– Ninguém/ Branco/ Nulo: 7,90%
– JHC: 25,90%
– Alfredo Gaspar: 0,90%
– Davi Davino Filho: 0,90%
– Rafael Brito: 0,70%
– Rui Palmeira: 0,60%
– Lobão: 0,30%
– Outros nomes citados: 0,70%

Metodologia:

O Paraná Pesquisas ouviu 680 eleitores de Maceió. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 20 e 25 de junho. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TSE é AL-02718/2024.

/com Assessoria

Sair da versão mobile