Mulheres protestam contra “PL do Estupro” no encontro do G20 em Maceió

Redação

Em protesto contra o Projeto de Lei sobre o aborto, representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário se reuniu em frente ao Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares (P20), que acontece nos dias 1º e 2 desta semana.

No vídeo recebido através de nossas redes sociais, a pré-candidata à prefeitura de Maceió, Lenilda Luna (UP), tentou estender uma faixa em frente ao local do evento, com a mensagem “Abaixo o PL do Estupro. Fora Lira! Criança não é mãe, estuprador não é pai”, porém foi impedida por um agente da Polícia Federal.

Conforme relatado, o governador do estado, Paulo Dantas (MDB), havia permitido o protesto no local. Entretanto, o agente informou que o evento não é organizado pelo estado de Alagoas e solicitou que as manifestantes se dirigissem para fora do Centro. “Ele permitiu que vocês façam lá fora […] o evento não é do governo do estado”, disse o agente durante a filmagem.

G20 EM MACEIÓ

Criado em 2010, o P20 visa envolver os agentes legislativos para fortalecer a colaboração global para garantir a aplicação prática de acordos internacionais no grupo das 20 maiores economias, sendo liderado pelos presidentes dos Parlamentos e dos Congressos do G20.

A Polícia Federal emitiu uma nota afirmando que está comprometida em garantir a segurança e proteção das autoridades estrangeiras, assegurando um ambiente propício para as discussões e contribuições significativas das mulheres parlamentares.

Entre as parlamentares convidadas, estão a Presidente da Câmara dos Deputados do México, senhora Marcela Guerra Castillo; a Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, senhora Celmira Sacramento; a Presidente do Parlamento Mercosul, senhora Fabiana Martín; além das representantes das delegações dos Estados Unidos e Rússia.

 

Sair da versão mobile