O Projeto de Lei 3824/23 que institui a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica, com o objetivo de atrair estudantes de graduação para atuarem futuramente como professores em escolas públicas e privadas, foi aprovado no Senado e atualmente está em análise na Câmara dos Deputados.
Serão princípios da política nacional:
- a valorização dos docentes da educação básica;
- o fomento à escolha da carreira docente entre os alunos da educação superior;
- a universalização do atendimento escolar;
- a melhoria da qualidade da educação básica;
- a superação das desigualdades educacionais; e
- a equidade na formação dos docentes da educação básica entre as diferentes regiões do País.
Serão medidas prioritárias o aprimoramento de concursos públicos para valorizar o conhecimento reflexivo da prática docente; e oferta de bolsas de estudos para aqueles que optarem por curso superior de pedagogia ou pela graduação de licenciatura.
Também serão prioritárias, entre outras, iniciativas que busquem o cumprimento do piso salarial profissional nacional para professores da educação básica e a substituição progressiva dos contratos temporários por vínculos efetivos.
Pela proposta, o Poder Executivo deverá elaborar regulamento a fim de permitir o monitoramento da política nacional com a participação de especialistas, fóruns de formação de professores, entidades da sociedade civil e outros atores sociais.
“Estudos revelam que, em 2040, faltarão cerca de 235 mil docentes na educação básica”, disse o autor da proposta, senador Flávio Arns (PSD-PR). “Nesse cenário, atrair professores, desenvolvê-los e mantê-los nas escolas é um desafio”, avaliou.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Se for aprovado sem mudanças na Câmara dos Deputados, poderá seguir para sanção presidencial. Caso sofra alterações, terá de retornar ao Senado para nova análise.
/Agência Câmara de Notícias