Redação*
O pré-candidato a prefeito de Maceió, Rafael Brito (MDB), afirmou, em sabatina ao UOL/Folha SP, que vai rever todos os acordos do Município com a Braskem, pois a mineradora, segundo ele, saiu como a principal beneficiada no caso.
“Vou revisitar todos os acordos na Justiça, em qualquer instância que eu puder, em nome dessas 60 mil vítimas que tiveram de sair de suas casas, parar de trabalhar, fechar os seus negócios por conta do maior crime ambiental da história da humanidade cometido aqui em Maceió”, disse.
Rafael Brito será confirmado candidato em convenção marcada para o próximo domingo, dia 4 de agosto, tendo um indicado do PT como vice. A sabatina nacional ainda vai entrevistar Lobão (Solidariedade). O atual prefeito e candidato à reeleição, JHC (PL), recusou o convite.
O pré-candidato do MDB afirmou que 20% do território da capital alagoana são, legalmente, “um grande imóvel da Braskem”. Para ele, os acordos feitos entre a empresa e o poder público não beneficiaram a população sob nenhum aspecto.
“20% de Maceió é da Braskem, e isso é um grande absurdo. Você vê Brumadinho, Mariana [cidades também afetadas por tragédias ambientais], as coisas foram tratadas de uma forma completamente diferente. Aqui, o que se fez? O poder público municipal correu para o colo da Braskem, fez um acordo para ter dinheiro”, completou.
“Um dinheiro que poderia estar sendo usado para auxiliar essas 60 mil vítimas, mas até hoje nenhum centavo desse dinheiro foi para vítima nenhuma” – disse Rafael Brito
Assista completo
*com UOL