Alagoana de 23 anos, Heloísa Araújo, que é artesã, cantora e compositora, é uma das participantes do reality “Estrela da casa”, da Globo. Mora na aldeia Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio, Alagoas, e é filha de pai branco e mãe indígena.
Orgulhosa de suas origens, a jovem começou a ter contato com a música ainda pequena por influência do avô, que desde cedo ensinou para ela cantos nativos. Ela conta que gosta de compor sobre a luta e o cotidiano do seu povo.
Fã de Marília Mendonça, Heloísa canta sertanejo romântico, ritmo que vai representar na competição. No repertório, tem elementos indígenas, como tambores e chocalhos.
Ela se descreve como nordestina de personalidade forte, mas ressalta que gosta de ajudar os outros, é alegre e adora fazer piadas. Confessa ser estressada, ter o pavio curto: “Eu bato boca, não tenho vergonha de mostrar esse meu lado. Quando eu vejo que algo está errado, quero resolver”.
Competitiva, também se considera fofoqueira ou, como diz, “fuxiqueira chique”. Com o ‘Estrela da Casa’, Heloisa quer projetar a carreira nacionalmente e mostrar a força indígena do nordeste do Brasil. “Não existe ninguém melhor do que nós mesmos para falar da nossa história”, justifica.
Apresentado por Ana Clara, o reality estreia no dia 13 de agosto, com exibição diária na TV Globo e desdobramentos no Multishow, Gshow e transmissão 24 horas por dia no Globoplay.
Conheça as dinâmicas do ‘Estrela da casa’
Hitmaker
Na quarta-feira, os cantores lançam um single de seu repertório. Quem tiver a música mais ouvida é o vencedor. No domingo, Ana Clara anuncia quem é o hitmaker da semana, que ganha o direito de se apresentar no festival do reality show.
Estrela da semana
Às quintas-feiras, durante o dia, os participantes precisam realizar em grupo um desafio proposto por especialistas do mundo da música. À noite, no programa, os vencedores participam da segunda etapa da dinâmica, a prova da estrela, que é individual. O ganhador se torna a estrela da semana, fica imune, conquista uma vaga para o festival e indica dois participantes para a batalha.
Dono do palco
Para ser o dono do palco, é preciso vencer uma prova típica de reality raiz, aos sábados, durante o dia. O ganhador conquista uma vaga para se apresentar no festival, garante sua imunidade e envia um participante direto para a batalha.
Duelo
Dos dois indicados pela estrela da semana para a batalha, um tem a chance de se salvar por meio do duelo, que acontece às sextas-feiras. Na dinâmica, os dois indicados escolhem uma música para apresentar ao vivo, sem plateia. Durante a apresentação, o público decide, em uma votação rápida no Gshow, qual deles escapa do perigo.
Batalha
O paredão do programa se chama batalha. Enfrentam-se o participante que perdeu o duelo, o indicado pelo dono do palco e o mais votado pela casa no domingo, quando a votação é aberta ao público.
Festival
Toda terça-feira é dia de festival, em que os participantes se apresentam ao vivo e com plateia. Além do hitmaker, a estrela da semana e o dono do palco, os cantores que estão na batalha participam. Após as apresentações, a votação é encerrada, e Ana Clara anuncia quem sai. O voto é para ficar.
/Agências