Redação
Os tradicionais cursos de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) repetiram, neste ano de 2024, o recebimento do Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Há oito edições, o Conselho Federal da OAB premia e recomenda os cursos de Direito com os melhores índices de aprovação no exame da ordem. Em Alagoas, nenhuma entidade particular obteve tal resultado positivo nesta edição.
Na Ufal, o curso ocorre em Maceió, já o da Uneal, em Arapiraca. O selo surgiu após a explosão de faculdades de Direito pelo país nas últimas décadas. Com isso, no período de 30 anos, o número de graduações em Direito aumentou 1.000%, resultando em mais de 700 mil alunos matriculados.
No entanto, segundo a OAB, em um universo de mais de 1.900 cursos de Direito no país atualmente, apenas 10% são reconhecidos e recomendados pela ordem. Além desse volume, preocupa a situação do modelo à distância. Tudo isso pode comprometer a formação e qualidade jurídica no Brasil.
A lista nacional completa pode ser vista no link: https://s.oab.org.br/arquivos/2024/06/fee3ebc2-8bd6-4d93-aeec-b5e8c1872883.pdf