Deputado cita chantagem e pede reabertura de investigação contra Lira

Reprodução

Redação

O deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) classificou, por meio de vídeo, como golpe de estado as ações orquestradas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), no que se refere às emendas impositivas, chamadas emendas Pix. Para ele, há uma evidente prática de chantagem.

Segundo Valente, o governo de Lula (PT), assim como o Supremo Tribunal Federal (STF), ficam à mercê da chantagem de Lira e do Centrão. Esta semana, o deputado do PSOL também entrou com representação na Procuradoria-Geral da República pela reabertura do inquérito sobre os kits de robótica.

“O Centrão não pode sequestrar o orçamento. O poder executivo precisa de recursos para implementar o programa eleito nas urnas. Não é correto fragmentar o orçamento e nem colocar recursos a serviço de projetos particulares”, afirma Valente.

“Já entramos com essa representação e vamos esperar o resultado porque ele não pode continuar sendo o imperador da política e o chantageador do Executivo e do Legislativo. Emenda parlamentar não pode ser instrumento de chantagem”, acrescenta o deputado.

Vale citar que, em 2023, o ministro Gilmar Mendes arquivou o inquérito da Polícia Federal sobre os kits de robótica, com o argumento que o foro adequado não é a Justiça de Alagoas, mas o Supremo Tribunal Federal, em razão do cargo ocupado por Lira. A acusação de desvio era de ao menos R$ 26 milhões.

Sair da versão mobile