Com dinheiro em caixa, Veredas continua sem pagar 13º de 2022 e piso da enfermagem

Foto: Reprodução

Maria Clara Gomes*

Após três semanas de greve, o Hospital Veredas comunicou, na última sexta-feira (26), que repassou os pagamentos dos salários dos trabalhadores, quitando o restante de junho, a folha de julho e metade do 13º de 2024.

No entanto, a empresa ainda não pagou os valores referentes ao complemento do piso salarial da enfermagem, ao 13º salário de 2022, e à multa de 10% por descumprimento do acordo de pagamento do 13º atrasado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (SATEAL), Mário Jorge, “caso o hospital não pague essas dívidas, a greve deve continuar. Cabe destacar que o ministério da saúde já repassou os recursos e eles não podem ser utilizados para outros fins”.

R$ 14,2 milhões

Segundo publicado no Diário Oficial, o Hospital Veredas recebeu, através de um Termo de Fomento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o valor de R$14,2 milhões oriundos de emenda parlamentar.

Na semana anterior ao pagamento, durante uma reunião, os representantes da gestão da unidade prometeram utilizar os recursos aguardados para regularizar a situação dos trabalhadores, mas até o momento, parte dos repasses continuam em aberto.

Atualização

Os auxiliares e técnicos de enfermagem decidiram, em assembleia realizada na manhã de hoje (26), continuar a greve a partir de quarta-feira (28) desta semana.

As principais reivindicações da categoria incluem o pagamento do complemento do piso salarial de junho e julho, o 13º salário de 2022 e a multa de 10% por descumprimento do acordo referente ao 13º atrasado.

/Com supervisão

Sair da versão mobile