Alagoas tem o 6º maior percentual de candidaturas femininas a prefeituras

Ceci Rocha, em Atalaia, e Angela Vanessa, em São José da Laje, são duas prefeitas que tentam a reeleição este ano. Reprodução

A participação feminina nas eleições municipais de 2024 em Alagoas promete trazer uma nova dinâmica para a política local. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Alagoas ocupa a sexta posição nacional em percentual de candidaturas femininas para prefeituras, com 19% do total de candidaturas no estado.

Esse índice reflete o engajamento crescente das mulheres na política alagoana, com um total de 50 candidatas disputando o cargo de prefeita em 2024. A média nacional de participação feminina é de 15%, sendo que o Nordeste se destaca com 18%, o que coloca Alagoas acima da média regional e nacional.

Perfil
As candidatas a prefeita em Alagoas têm, em média, 47 anos. 72% delas possuem nível superior. Esses números posicionam Alagoas como um estado em que as mulheres candidatas apresentam um perfil de alta qualificação, embora o estado ainda esteja entre aqueles com menores taxas de escolarização entre as candidatas, se comparado a estados como Roraima (91%) e Ceará (88%).

Metade das candidatas alagoanas se declararam brancas e 50% são casadas. Outro dado significativo é que 20% dessas candidatas já exercem o cargo de prefeita e buscam a reeleição.

Apesar dos avanços, a presença feminina ainda enfrenta desafios em Alagoas e em todo o Brasil, onde a representatividade das mulheres na política ainda é significativamente menor que a dos homens.

No entanto, o crescimento constante na participação feminina, especialmente em estados como Alagoas, aponta para um futuro onde as mulheres terão cada vez mais voz e poder nas decisões políticas locais.

/Redação, com Assessoria

Sair da versão mobile