Ronda no Bairro irá reforçar segurança durante eleições em Maceió

Foto: Ascom Seprev

O Ronda no Bairro, programa de policiamento de proximidade do Governo do Estado de Alagoas, irá reforçar a segurança durante as eleições municipais em Maceió, marcadas para o próximo dia 6 de outubro. O anúncio foi feito na quarta-feira (18), em reunião realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que contou com a presença de vários órgãos de segurança pública e de juízes eleitorais da capital.

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que coordena o programa, vai mobilizar 80 agentes de proximidade, que vão auxiliar a Polícia Militar para garantir a tranquilidade do pleito. Esses agentes terão a responsabilidade de atuar na segurança das urnas e de monitorar as seções localizadas nos territórios atendidos pelo programa durante todo o dia de votação.

O secretário executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção à Violência, Fábio Oliveira, ressaltou que o objetivo é assegurar que os eleitores possam exercer o direito ao voto de maneira segura, evitando qualquer tipo de interferência que comprometa o processo democrático.

“Colocaremos à disposição da Polícia Militar 80 agentes de proximidade, sendo 29 militares da reserva e 51 civis egressos das Forças Armadas. Nosso efetivo também estará nas ruas durante todo o dia da eleição, para que o pleito ocorra com a maior segurança possível”, afirmou o secretário.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maceió será o município alagoano com o maior número de eleitores, somando 632.812 votantes em 2024. A presença dos agentes do Ronda no Bairro visa garantir um ambiente de tranquilidade para todos os participantes e inibir possíveis crimes eleitorais.

A subcomandante do Ronda no Bairro, tenente-coronel Camila Barbosa, explica que os 80 agentes destacados atuarão na segurança das urnas eleitorais e que as guarnições realizarão o policiamento padrão nos territórios atendidos pelo programa durante todo o dia 6 de outubro.

“O Ronda no Bairro vai trabalhar no guarda-urna, do dia 5 para o dia 6 de outubro, em apoio à Polícia Militar dentro dos territórios de atuação do Ronda no Bairro, que são Jacintinho, Orla, Centro e Benedito Bentes. A Polícia Militar também vai contar com o reforço do Ronda no Bairro dentro das nossas áreas de atuação para a segurança no dia do pleito eleitoral”, disse a subcomandante.

Trabalho integrado

Durante a reunião, o presidente do TRE/AL, Klever Loureiro, destacou a importância do trabalho conjunto entre as forças de segurança para garantir a segurança do processo eleitoral. “Todos estão imbuídos para que o processo transcorra de forma pacífica e sem incidentes, assegurando o direito democrático à população”, afirmou Klever Loureiro.

/Agência Alagoas

Sair da versão mobile