A candidata a vereadora por Maceió, Alycia Oliveira (PT), foi vítima de uma ameaça de morte e estupro, na noite desta quinta-feira (19). Na manhã de hoje (20), a professora, que é representante da Bancada Negra em Alagoas, formalizou uma denúncia junto à Polícia Federal, que deve abrir um inquérito para investigar o crime de ameaça.
As ameaças chegaram por um e-mail anônimo que continha também os dados pessoais da candidata. O conteúdo da mensagem revela um ataque de cunho racista.
“O ataque que estou sofrendo é reflexo do incômodo causado pela presença de mulheres negras na política. Não iremos parar! Nossa campanha vai continuar ocupando as ruas e defendendo políticas de vida e de igualdade”, afirmou Alycia.
Em um dos trechos do email, o criminoso afirma que a candidata recebe um salário de vereadora, revelando também o desconhecimento sobre os parlamentares que ocupam a Câmara de Maceió. “Enquanto você ganha um salário de VEREADORA apenas por ser uma macaca, eu estou desempregado”, diz o email.
As ameaças prosseguem: “Sua aberração. Macaca fedorenta, cabelo de ninho de mafagafos. Eu juro, mas eu juro que vou comprar uma pistola 9mm aqui em São Paulo e vou comprar uma passagem só de ida para Maceió e vou te matar. Eu já tenho todos seus dados e da sua família e vou aparecer aí na sua casa”.
Em outro email, há ameaças também de estupro contra a candidata. “EU VOU TE ESTUPRAR E TE MATAR DENTRO DA SUA PRÓPRIA CASA, SUA VADIA”. O criminoso afirma ainda que após cometer o crime contra a candidata iria se matar.
“O Brasil do ódio e da morte acabou! Nós estamos construindo um país de respeito, de diversidade, de democracia. As ameaças contra mim só revelam o quanto precisamos avançar no combate ao racismo em todas as esferas da sociedade, mas em especial nos espaços políticos”, concluiu Alycia, que é candidata pelo Partido dos Trabalhadores.
Veja
/Redação, com Assessoria