Redação
O juiz eleitoral da 48ª zona encaminhou ofício ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para orientação sobre os trâmites de retotalizacao dos votos visando o pleito na Câmara de Vereadores de Anadia, após equívoco no quantitativo de vagas.
O erro da eleição à Câmara Municipal foi porque a Casa Legislativa informou que o número de edis era 11, mas, na verdade, são nove. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou 11 candidatos eleitos a vereador do município, necessitando, assim, a correção, com duas pessoas perdendo a vaga.
O TRE, através de assessoria, disse que a posição da instituição é aguardar a resolução da retotalização, reforçando que o erro foi do Poder Legislativo. Como a eleição a vereador é feita com base no quociente eleitoral dos partidos, é preciso o ajuste para definir quem são os devidos vencedores das nove cadeiras.
O ofício já foi recebido pelo TRE Alagoas, que vai analisar o caso. Contudo, não há prazo para a decisão até o momento. O erro se deu porque Anadia vem perdendo habitantes nos últimos anos. Em 2010, tinha 17.423, enquanto em 2022, 13.966, logo, conforme critério, cai o número de vereadores.
“Se faz necessária a adoção das medidas legais para a correção do resultado da eleições municipais 2024 de Anadia, no tocante ao cargo de vereador, para que seja estabelecido o número máximo de nove vereadores”, diz o ofício do juiz.