Câmara dos Deputados aprova novas regras para emendas parlamentares

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Redação*

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o projeto que institui novas regras para emendas parlamentares. O texto, de autoria do deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MG) e relatado pelo deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), foi protocolado para seguir as exigências de “transparência, eficiência e rastreabilidade” para as emendas definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto foi aprovado por 330 a 74, com duas abstenções. Segue para o Senado. Se aprovado por lá, vai à sanção do presidente Lula.

O que muda

O projeto aprovado na Câmara muda as seguintes regras:

Críticas

As ONGs Transparência Internacional, Transparência Internacional – Brasil e Associação Contas Abertas divulgaram uma nota conjunta na segunda-feira (4) criticando o texto.

Segundo as três instituições, o projeto não atende às exigências do STF, “especialmente no que se refere à transparência e à rastreabilidade das emendas, nem impõe as medidas necessárias para a redução dos graves riscos de corrupção no manejo das emendas parlamentares, cuja ocorrência é evidenciada por múltiplos escândalos recentes”.

/com Congresso em Foco
Sair da versão mobile