Digitalização e Inteligência Artificial geram desafios e oportunidades para o Turismo

Foto: Assessoria

A digitalização da experiência do turista tem se consolidado como a principal transformação dos últimos anos no setor de turismo, mas também como um de seus maiores desafios. Durante o painel “Turismo: Perspectivas na Economia Digital, Oportunidades e Desafios”, realizado no Seminário Executivo Economia Digital 2024, o tema foi aprofundado por especialistas do setor. O evento aconteceu no Centro de Inovação de Tecnologia em Maceió, na segunda-feira (11), promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio AL). O seminário abordou as mudanças provocadas pela digitalização no universo do turismo e os impactos dessas inovações nos negócios digitais. O painel contou com a participação de Lucas Politi, executivo do Google; Milton Vasconcelos, diretor do MME Hotéis; e Pedro Loes, cientista de dados da Smarttalks.ai. A mediação foi conduzida por Miguel Diniz, diretor de Marketing e Vendas no Thermas de São Pedro. Ao abrir o painel, Diniz compartilhou sua experiência no setor e fez uma reflexão sobre a digitalização dos negócios turísticos. Segundo ele, o grande desafio da digitalização é como integrar a tecnologia à experiência essencialmente analógica que o turismo oferece. “A digitalização precisa agregar valor à jornada do turista, sem perder o toque humano, algo que o setor de turismo exige”, afirmou. De acordo com ele, após o período da pandemia, no qual muitas empresas do segmento passaram a operar no negativo, o setor conseguiu se reerguer antes do previsto, que era 2026. “Isso aconteceu neste ano de 2024. Os números do turismo já voltaram aos patamares anteriores à pandemia”, ressaltou. Agora, o turismo segue se reinventando, com foco na inovação e na integração das novas tecnologias para proporcionar experiências cada vez mais satisfatórias aos turistas. Para Pedro Loes, cientista de dados, as mudanças impulsionadas pela inteligência artificial no setor de turismo têm o potencial de aproximar as marcas dos consumidores por meio de assistentes digitais. “A inteligência artificial no turismo não é mais uma promessa, ela já é uma realidade. A ideia é transformar a experiência do viajante, oferecendo um atendimento mais personalizado e eficiente”, explicou. Ele também abordou o conceito de “propriedades emergentes” da IA, no qual sistemas inteligentes são capazes de aprender e se adaptar a novas situações, sem a necessidade de programação explícita para cada interação. “Estamos entrando em uma era em que as máquinas podem interagir de maneira mais natural com os usuários, oferecendo soluções mais rápidas e precisas”, afirmou. E em um ambiente de interação que se transforma com o uso de tecnologias, o executivo do Google, Lucas Politi, apresentou, de forma breve, dados sobre o funil de vendas, destacando a complexidade da jornada de compra do consumidor moderno, que cada vez mais se caracteriza por múltiplos pontos de contato antes de tomar uma decisão. “A jornada de compra não é mais linear. O consumidor pesquisa em diferentes plataformas, consulta redes sociais, sites de busca e opiniões de amigos antes de fazer uma escolha”, afirmou. Ele também ressaltou que a coleta e análise de dados é fundamental para as empresas, pois permite personalizar ofertas e melhorar o relacionamento com o cliente. “Entender os dados dos consumidores é o passo mais importante para oferecer uma experiência personalizada e aumentar a conversão de vendas”, explicou e complementou: “estamos caminhando para um mundo no qual o que mandará na decisão de negócio é o dado”. Junto às transformações digitais, é preciso criar manter a infraestrutura adequada para apoio ao turismo, bem como manter a promoção do destino Alagoas e a inovação no setor hoteleiro, conforme pontuou o diretor do MME Hotéis, Milton Vasconcelos. Para ele, um destino forte é fundamental para a criação de produtos turísticos competitivos. “A promoção do destino vem antes do produto. Se Maceió e outros destinos de Alagoas se destacam, os turistas vão buscar mais opções de hospedagem e experiências”, pontuou. Milton também fez uma reflexão sobre as oportunidades de crescimento do turismo em Alagoas, mencionando a necessidade de novos investimentos em infraestrutura e entretenimento. “O turismo não é só sobre hospedagem, mas também sobre toda a cadeia de serviços que o sustenta. É preciso continuar investindo em novas ofertas e em um atendimento de qualidade”, afirmou. O Seminário Executivo Economia Digital contou com o apoio de diversas entidades e empresas, como o Sebrae, o Sesc, o Senac, o Senai, a Ademi, a ASA, a Weni by Vtex, entre outras. Essas parcerias reforçam o compromisso com a inovação e o desenvolvimento do setor de turismo em Alagoas. A troca de experiências e a colaboração entre os diferentes atores da economia digital são fundamentais para que o turismo da região aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas pela transformação digital. /Assessoria
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