Ícone do site Folha de Alagoas

Fábio Costa vai ao STF contra reeleição de Marcelo Victor na ALE: “Afronta”

Reprodução

Redação

O deputado federal Fábio Costa (PP) informou que vai entrar com medidas judiciais cabíveis no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a reeleição do deputado estadual Marcelo Victor (MDB) para presidência da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pelo quarto mandato seguido.

Segundo Fábio Costa, a reeleição do emedebista para o biênio 2025-2026 é uma afronta e um desrespeito ao entendimento do STF, e também uma demonstração clara de quem controla o Estado sem enfrentar resistência.

“Essa situação não pode passar impune. Estamos diante de uma violação à democracia, que deve ter como princípio a alternância de poder. Não podemos permitir que projetos pessoais continuem prejudicando os alagoanos”, afirmou.

“Vou lutar pelo afastamento de Marcelo Vitor e pela defesa da nossa democracia, porque Alagoas não pode continuar refém de práticas que ferem o estado de direito e prejudicam a vida de cada cidadão!”, completou Costa.

A polêmica envolve uma decisão do STF, em 2021, de limitar o mesmo nome para presidência do Legislativo em no máximo dois mandatos. Marcelo Victor vai para a quarta gestão, mas duas foram antes do entendimento do Supremo, o que leva a polêmica sobre a jurisprudência do caso.

Também deputado federal, Alfredo Gaspar (União) entrou, no início da semana, com uma ação declaratória no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) para suspender a eleição. No entanto, o pedido foi negado em decisão da desembargadora Elisabeth Carvalho.

Ao ser reeleito com todos os votos possíveis, Marcelo Victor mandou um recado para seus desafetos, mas sem citar nomes: “Tem muita gente que conversa muito, que tem uma conversa dissociada aos seus comportamentos, pinta-se de bom moço, mas na verdade não é. E eu não serei assim”.

Sair da versão mobile