Fábio Costa e Marx lideram gastos públicos entre deputados de AL em 2024

Confira o ranking dos parlamentares alagoanos que mais gastaram no exercício de 2024

Reprodução

Da Redação

Nove deputados federais representam Alagoas na Câmara dos Deputados, em Brasília, e todos têm à disposição recursos públicos destinados a custear as despesas do mandato. Essas verbas incluem a cota parlamentar e a verba de gabinete.

A cota parlamentar é disponibilizada mensalmente pela Câmara para custear despesas relacionadas ao exercício do mandato dos deputados federais, como passagens, áreas, hospedagens, divulgação de atividade parlamentar e consultorias.

Os valores da cota variam conforme o estado de origem do deputado, já que as despesas com deslocamento são diferentes para cada região. Os gastos de cada parlamentar estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados.

Já a verba de gabinete é o recurso financeiro destinado à contratação de assessores parlamentares que auxiliam os deputados federais no exercício de suas atividades legislativas, como a elaboração de projetos de lei, atendimento à população, articulação política, apoio administrativo e assessoria de comunicação.

Cada deputado federal tem direito a uma verba mensal de R$ 125.478,70 (valor atual em 2024) para contratar até 25 secretários parlamentares, que podem atuar tanto em Brasília quanto nos estados de origem.

Dentre os deputados de Alagoas que mais gastaram recursos totais (montante da cota parlamentar e verba de gabinete) estão: Delegado Fabio Costa (PP-AL), em segundo lugar está Marx Beltrão (PP-AL), seguido do deputado Luciano Amaral (PV-AL).

Confira a lista completa:

Sair da versão mobile