Mãe denuncia UPA por negligência após morte de criança em Maceió

Foto: Reprodução

Redação

A mãe de uma criança de 1 ano e 2 meses, que morreu na Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes, utilizou as redes sociais para denunciar a falta de assistência e ausência de procedimentos necessários para salvar a vida de sua filha, Aurora.

No vídeo, Kettly Ferreira contou que a filha começou a passar mal na madrugada do último domingo (22) com alteração na respiração. Ao amanhecer, procurou atendimento na UPA.

Por volta de 7h, Aurora deu entrada no hospital. A criança apresentava enjoo, falta de ar e alteração na respiração. Ela foi para a ala vermelha duas vezes.

A mãe relatou também que a equipe médica utilizou aparelho de saturação para adultos, porém, por não ser adequado para uso em crianças, ela foi encaminhada de volta para a ala pediátrica.

Ainda de acordo com Kettly, a criança estava desidratada e a enfermeira teve dificuldade de colocar o acesso devido ao ressecamento das veias.

O Instituto Médico Legal (IML) informou que Aurora morreu por broncopneumonia, uma infecção pulmonar que afeta os brônquios e os pulmões e provoca inflamação nas vias respiratórias e nos alvéolos.

Aurora também sofreu de broncoaspiração, quando partículas de alimentos, líquidos, saliva ou vômito são acidentalmente inalados para as vias respiratórias e os pulmões.

A UPA do Benedito Bentes emitiu uma nota, nesta quinta (26), lamentando a morte da criança e afirmaram que fizeram todos os esforços possíveis para evitar o fim trágico. Eles também informaram que foi aberto um procedimento para apurar o caso e afirmaram que está a disposição da família.

Confira o pronunciamento na integra: 

“A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes lamenta profundamente o falecimento da pequena Aurora e manifesta solidariedade à família neste momento de dor.

Desde a chegada da paciente, a equipe realizou todos os esforços possíveis para prestar o melhor atendimento, utilizando os recursos disponíveis e seguindo todos os protocolos clínicos. A criança recebeu assistência intensiva e a equipe trabalhou incansavelmente para estabilizá-la.

Neste momento, a unidade conduz uma apuração criteriosa, por meio de sua Comissão de Óbitos, para analisar cada detalhe do ocorrido, reafirmando seu compromisso com a transparência e a busca pela melhoria contínua dos serviços.

A UPA Benedito Bentes permanece à disposição da família para quaisquer esclarecimentos extras e reitera seu comprometimento com a saúde e a dignidade de todos os cidadãos que são atendidos diariamente.”

Sair da versão mobile