Lula aprova medida de realocação para servidoras vítimas de violência doméstica

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou, na quarta-feira (12), parecer que prevê regras para que servidoras públicas federais vítimas de violência doméstica passem a ter direito de mudar a localidade de trabalho quando este fator contribuir para a manutenção da condição de vulnerabilidade.

O parecer foi elaborado pela Consultoria-Geral da União, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU). Os pareceres da AGU aprovados pela Presidência da República passam a ter vigência em todos os órgãos federais.

“A violência contra a mulher, como drama social transversal e enraizado em nossa cultura que é, não pode e não está sendo ignorada pelo Estado brasileiro, o qual tem o dever de conferir respostas contundentes ao seu resistente e lamentável avanço”, afirma trecho do documento.

O direito à mudança da localidade de trabalho será concedido quando houver lesão à integridade física ou mental comprovada por junta médica oficial, ou quando for constatada a existência de risco à vítima, demonstrado pelo deferimento judicial de medida protetiva para o afastamento do agressor. A remoção também poderá ocorrer caso a vítima demonstre necessidade por outros meios de prova, caso em que haverá apreciação pela administração pública.

O documento foi elaborado pela AGU em diálogo com o Ministério das Mulheres.

Como denunciar violência contra mulher?

Diversas instituições atuam no enfrentamento e na prevenção da violência contra a mulher. Além do trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, há a atuação do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Ministério das Mulheres, e também serviços da rede de atendimento e proteção.

/Correio Braziliense

Sair da versão mobile