Não é só de frevo que vivem as prévias de carnaval de Maceió! Os grupos Baque Mulher, Baque Novaurora e Maracatu Baque Alagoano estão nos preparativos finais para receber o público na 6ª edição do Polo dos Maracatus, que vai tomar a Praça Marcílio Dias na noite desta sexta-feira (21), a partir das 19h30.
A festa é totalmente gratuita e aberta ao público, sem necessidade de camisas ou abadás. Após as apresentações de palco, o público está convidado para seguir o cortejo dos maracatus pela histórica Rua Sá e Albuquerque ao som dos xequerês, agogôs, caixas de guerra, gonguês e as inconfundíveis alfaias ou tambores de maracatu.
Estreando no Polo, o Baque Mulher Maceió surgiu em 2023 e é afiliado ao Baque Mulher Recife, movimento fundado pela Mestra Joana Cavalcante, da Nação Encanto do Pina.
Em sua segunda participação, o Baque Novaurora atua desde 2022 em Palmeira dos Índios, com uma proposta de promover a identidade afro-indígena e nordestina, fortalecendo o maracatu no agreste alagoano.
Anfitrião da festa, o Baque Alagoano dá o toque de maracatu nas prévias de carnaval em Maceió desde 2008 – inicialmente, o encontro era realizado próximo ao Mercado de Jaraguá, onde ficou por 10 anos com o nome de Polo Multicultural. Com quase 100 integrantes em sua formação, dos 5 aos 70 anos, toca músicas autorais (chamadas loas), coco, boi e também dá seu toque a canções do manguebeat e MPB.
“É com muita alegria que convidamos você para brincar o carnaval junto conosco no Polo dos Maracatus 2025. Traga sua família, seus amigos e sua alegria, venha fazer parte dessa grande celebração!”, convida o coordenador do grupo Baque Alagoano, Hélton Santos.
Para mais informações, fique atento aos perfis dos grupos participantes no Instagram: @maracatubaquealagoano, @baquemulhermaceio e @baquenovaurora.
SERVIÇO
O que – Polo dos Maracatus – 6ª edição
Quando – 21 de fevereiro (sexta-feira antes do carnaval), a partir das 19h30
Onde – Palco: Praça Marcílio Dias (em frente à Capitania dos Portos)
Cortejo: Rua Sá e Albuquerque
Quanto – aberto ao público, sem necessidade de camisas ou abadás.