Redação
O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL) afirmou que está tomando as providências necessárias para encaminhar uma denúncia aos órgãos competentes sobre a conduta de um influenciador digital ao distribuir caixas de medicamentos na praia da Ponta Verde e em um shopping.
Mais precisamente, o medicamento em questão é o tadalafila, usado sob prescrição médica, indicado para o tratamento de disfunção erétil e hipertensão arterial pulmonar. A denúncia também será enviada à Vigilância Sanitária, ao Ministério Público e à Anvisa, a fim de que as medidas cabíveis sejam adotadas.
Dinho Premiações é como o influenciador se intitula. Segundo o CRF-AL, é preciso esclarecer e alertar a sociedade alagoana sobre o perigo dessa conduta. “A prática retratada no vídeo configura graves infrações legais e sanitárias, além de representar um risco à saúde da população”, diz.
“Seu uso inadequado, sem prescrição ou acompanhamento médico, pode causar efeitos colaterais graves, como hipotensão, problemas cardiovasculares e reações alérgicas. A distribuição indiscriminada de medicamentos, especialmente em espaços públicos, banaliza seu uso e promove a automedicação, colocando em risco a saúde e a segurança da população”, acrescenta.
“A prática retratada no vídeo faz apologia ao uso recreativo de medicamentos, o que é extremamente preocupante, pois incentiva o consumo irresponsável de substâncias que devem ser utilizadas apenas com orientação profissional”, completa o conselho.