A Prefeitura de Maceió suspendeu o transporte escolar em toda a rede municipal de ensino por tempo indeterminado após o fim do contrato com a empresa que prestava o serviço. Isso tem gerado protestos por parte dos pais dos alunos matriculados.
Nesta quinta-feira (20), o deputado federal Rafael Brito (MDB) cobrou atitudes efetivas por parte da prefeitura para que o problema seja resolvido. “A locomoção dos alunos para a escola é de responsabilidade da prefeitura“.
“É necessário garantir que os contratos estejam ativos e que haja um preparo prévio, especialmente no período de retorno às aulas. Planejamento, organização e, claro, bom senso também fazem parte do pacote de requisitos”, destacou.
Ele lembrou ainda que os profissionais contratados pelo município de Maceió denunciaram a prefeitura pelas condições de trabalho. “Tanto profissionais da educação quanto os pais de estudantes, reclamam diariamente que faltam vagas e, quando têm, a infraestrutura de creches e escolas só oferece insegurança e riscos às famílias, estudantes e funcionários”.
Rafael Brito foi secretário de Educação do Estado e durante sua gestão investiu na compra de transportes próprios para atender a demanda escolar, atendendo a critérios importantes como acessibilidade.
Com o programa Meu Transporte Novo, cerca de 75 mil jovens que dependem do ônibus escolar no estado para se locomover foram beneficiados, com a compra de mais de 200 transportes escolares.
“Historicamente, essa problemática já prejudicou alunos de várias cidades do estado. Para sanar essa questão, o Governo de Alagoas adquiriu 200 ônibus, dentro do novo programa da Educação, Meu Transporte Novo, que chegam para fortalecer as frotas estaduais e municipais“.
“Essa tem sido uma iniciativa de ganha a ganha, uma vez que reduzimos despesas das prefeituras para compra ou locação de veículos e garantimos mais qualidade e segurança para os alunos, que agora contam com transportes 0km modernos e renovados”, enfatizou, na época do lançamento do programa.
/Redação, com Assessoria