Alunos protestam contra descaso da gestão JHC com escola no Clima Bom

Foto: Cortesia

Redação

Nesta terça-feira (25), estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que fica no conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió, protestaram contra o descaso da gestão municipal diante da falta de estrutura no colégio.

Com faixas, cartazes e discursos, os alunos pedem melhorias nas condições de ensino e a convocação de professores, já que faltam profissionais para atender a demanda da região. Segundo eles, a Escola Municipal Zumbi dos Palmares está abandonada pela gestão do prefeito JHC (PL).

Um dos exemplos do descaso é que os aparelhos de ar-condicionado foram comprados e instalados pela prefeitura há mais de um ano, contudo, em razão da parte elétrica, até hoje, os estudantes e docentes não podem usufruir, tendo que aguentar o calor escaldante nas salas.

Parte da pista que dá acesso à unidade escolar foi bloqueada durante a manifestação. Após longo período tentando solucionar os problemas, foi a alternativa que a população da região encontrou para chamar a atenção dos gestores neste início de ano letivo.

Resposta

“A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que para a climatização da Escola Municipal Zumbi dos Palmares foi necessária uma reforma na infraestrutura elétrica, com a instalação de uma subestação, para viabilizar a ligação de novos equipamentos, com total segurança.

A unidade, que antes operava com baixa tensão, agora funciona com média tensão. Com a alteração de tensão, a concessionária de energia Equatorial precisou realizar uma extensão na rede elétrica, o que atrasou o processo de viabilidade. Não há pendências ou diligências a serem sanadas, tendo a Semed atendido a todas exigências da Equatorial, restando agora tão somente a vistoria e energização por parte da concessionária.

Quanto ao ginásio da escola, o contrato com a empresa responsável pela execução das obras foi encerrado nem 2024, devido ao descumprimento de prazos e inconformidades na execução de alguns serviços, que estavam em desacordo com os projetos. Ainda estão sendo avaliadas as possibilidades para retomada a obra.

Em relação a carência de profissionais, a Semed reitera que já convocou mais de 5.300 aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e que as convocações prosseguem até que todas as carências da rede sejam sanadas, inclusive àquelas da Escola Zumbi dos Palmares.”

Sair da versão mobile