Renan Filho já teria comunicado a Lula sobre disputa ao governo de Alagoas

Foto: Assessoria/Arquivo

Redação

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), já teria comunicado ao presidente Lula (PT) sobre sua saída da pasta em 2026 para retornar ao Senado e, depois, ficar apto a concorrer ao Governo de Alagoas na eleição majoritária.

A informação é da Revista IstoÉ, citando a decisão de Renan Filho, que precisa cumprir o prazo legal de desincompatibilização exigido pela Justiça Eleitoral, reassumindo o mandato de senador e concorrendo ao Executivo estadual.

Sem nomes para suceder Paulo Dantas e com a possível candidatura do prefeito maceioense JHC (PL), o MDB deve recorrer pela volta de Renan Filho ao cargo, onde esteve de 2015 a 2022, saindo com ótimo nível de aprovação, sobretudo no interior.

Se perder o governo estadual, poderia ser o início da ruína do MDB em Alagoas. Por isso, o grupo de Renan Calheiros vai escolher seu melhor postulante. Isso pode até fazer com que JHC desista da disputa, indo na busca pelo Senado, onde há um entrave: a candidatura do seu aliado Arthur Lira (PP).

Lula apoia Lira, mas não decide os integrantes da chapa. O compromisso foi feito pelo petista no início do governo, quando o deputado federal presidiu a Câmara. Segundo a IstoÉ, JHC já teria pedido a Calheiros apoio para ser o candidato na segunda vaga a senador.

Além disso, na negociação entre o grupo Calheiros e a família do prefeito, está o apadrinhamento de Marluce Caldas, tia de JHC, para uma vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Ela é procuradora e integra a lista tríplice de candidatos à vaga. A decisão cabe a Lula.

Sair da versão mobile