Liminar impede novos bloqueios na sede da PGE e órgãos públicos em AL

Reprodução

Redação

A 18ª Vara Cível da Capital concedeu liminar em favor do Estado de Alagoas para impedir o Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) de realizar novos bloqueios ou manifestações que comprometam o funcionamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e de outros órgãos públicos.

A decisão estabelece multa de R$ 20 mil por ato de descumprimento, além de sanções pessoais aos dirigentes do sindicato. A medida foi solicitada após manifestação do Sindpol, que impediu o acesso de procuradores e servidores à sede da PGE, comprometendo o funcionamento de um órgão essencial à Justiça.

A liminar reforça o princípio da continuidade do serviço público e o papel constitucional da advocacia pública, preservando a legalidade, a ordem e o interesse coletivo. Servidores da PGE acusaram o Sindpol de truculência durante a manifestação desta semana.

Outro lado

Os policiais civis participantes do ato negaram qualquer truculência e alegaram que o Estado colocou a Polícia Militar contra a Polícia Civil, além de tentar distorcer os fatos.

“A verdade é que o Sindpol busca, por meio do diálogo institucional, a correção de uma injustiça, na jornada dos policiais civis, que trabalham 40 horas, e recebem por 30 horas semanais sem a devida compensação financeira. No entanto, mais da metade dos policiais civis já conquistou esse direito por via judicial”, diz.

Sair da versão mobile