Paulo Dantas e prefeitos firmam pacto para fortalecer educação em Alagoas

Foto: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas reuniu-se na manhã desta segunda-feira (23) com prefeitos e secretários municipais de Educação, na sede da Associação dos Municípios de Alagoas(AMA), para fortalecer o Pacto pela Educação. O objetivo é elevar os índices educacionais no estado.

Durante o encontro, Paulo Dantas anunciou que vai pagar, no dia 29 de setembro, o Prêmio Escola 10, que estabeleceu o rateio de R$ 20 milhões com as redes de ensino que alcançaram as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Estamos todos aqui unidos em um único propósito, que é promover uma educação cada vez mais efetiva, de qualidade, que tenha como fundamento alfabetizar as nossas crianças na idade certa, proporcionar todas as condições para a nossa primeira infância, com a construção de creches, com esse trabalho em rede colaborativa, essa união de esforços”, declarou o governador ao chegar AMA, recepcionado pelo presidente da associação, Marcelo Beltrão.

Paulo Dantas lembrou que, este ano, haverá prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que impacta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Alagoas. “Tenho certeza que esse esforço conjunto proporcionará ao estado de Alagoas quebrar novos recordes, a se posicionar ainda melhor no ranking nacional”, observou o governador, que agradeceu o trabalho da secretária de Educação, Rosiane Vasconcelos nesse processo.

“Nós avançamos no fundamental 1, no fundamental 2, avançamos também no ensino médio e eu tenho certeza que esse trabalho que une o esforço de todos vai nos posicionar ainda melhor agora para o ano de 2025”, afirmou o governador, que espera que Alagoas fique nas três primeiras colocações em 2025.

Em 2023, Alagoas teve a terceira melhor nota do Nordeste e a sétima melhor do Brasil no Ideb entre as redes estaduais de ensino. A meta é que este ano, o Estado obtenha a nota 7 na soma dos índices de todos os municípios e, com isso, alcance as primeiras colocações no país.

A iniciativa do Pacto é alavancar os números e colocar a educação do estado na primeira colocação do país. Vale lembrar que Alagoas chegou a ocupar a última colocação, e está, atualmente, em nono lugar. Tudo isso com foco no aumento do Ideb e na melhoria das condições de aprendizagem.

“Nós traçamos uma média ponderada dentro da evolução dos municípios nos últimos três índices, fizemos uma média ponderada e colocamos à disposição dos municípios uma pactuação de meta que a gente acredita que possa ser tangível. Se todo mundo cumprir, conseguir alcançar, a gente terá uma média aritmética de todos os municípios de 7. 7”, calcula o presidente da AMA.

Durante a reunião, o governador apresentou os investimentos já realizados e os próximos passos para a expansão da política educacional no estado. O objetivo é fortalecer ainda mais a parceria entre Governo e AMA, para garantir que os municípios tenham apoio técnico, recursos e protagonismo na execução das políticas públicas educacionais.

Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o pacto é muito importante para promover a união do Estado e dos municípios em prol da educação pública em de Alagoas. “Nós já estipulamos metas para as escolas estaduais e os municípios, metas factíveis de serem executadas para o Índice da Educação do Ensino Básico”, disse Roseane.

/Agência Alagoas

Sair da versão mobile