Redação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Voto Limpo no município de Viçosa, interior de Alagoas. O objetivo da ação é combater o crime de compra de votos que teria beneficiado na última eleição o prefeito João Victor (MDB).
Segundo a PF, a investigação foi iniciada após a veiculação de um vídeo mostrando a oferta explícita de dinheiro em troca de votos para o atual prefeito do município, candidato à época, hoje reeleito.
Não há indícios de participação direta do prefeito do município no esquema, mas de alguém da sua campanha. Foi cumprido mandado de busca e apreensão, e o material apreendido será periciado. A PF já identificou o suspeito de ter feito as ofertas.
O vídeo também orientava aos que aceitassem a oferta que trocassem adesivos de automóveis e fizessem manifestações públicas de apoio ao candidato. Durante as investigações foram produzidos laudos periciais e realizadas diligências de campo que possibilitaram a identificação do principal suspeito.
“A Operação Voto Limpo reforça o compromisso da Polícia Federal com a lisura do processo eleitoral e o rigoroso combate a práticas que atentam contra a democracia”, afirma o comunicado da instituição.