Alagoas é destaque na VIII Mostra Sesc de Cinema com duas produções selecionadas

Reprodução

Duas produções do cinema independente de Alagoas foram selecionadas para compor a programação da oitava edição da Mostra Sesc de Cinema (MSDC). Os filmes são: o curta-metragem “Ainda escuto o céu embaixo d’água”, que integra o Panorama Brasil, e “Menina se quere vamo Juliana”, de Barretto e Nicolle Freire, selecionado como Destaque Estadual. Ao todo, a Mostra premiou 48 obras nacionais (7 longas, 1 média e 40 curtas), que serão exibidas gratuitamente em unidades do Sesc em todo o Brasil, ao longo de 12 meses, a partir de setembro.

Reconhecida como o principal projeto de visibilidade para o cinema independente brasileiro, a Mostra Sesc de Cinema bateu recorde de inscrições em 2025: foram mais de 2.145 filmes enviados — um aumento de 40% em relação ao ano anterior — com 60% das obras inéditas.

O curta “Ainda escuto o céu embaixo d’água”, com direção de Alice Lovelace, Céuva, Kalina Flor, Lua de Kendra, Marina Bonifácio, Morgana Neves, Nara Dos Santos, Pérolla Negra e Samantha de Araújo, conta a história de Samantha, uma jovem travesti, que não consegue mais sonhar. Enquanto suas amigas se divertem no Bar da Ana, seus pensamentos voam longe.

Além da participação de Alagoas, a edição de 2025 da Mostra Sesc de Cinema celebra o protagonismo feminino: das 48 obras selecionadas, 26 foram dirigidas ou codirigidas por mulheres, reafirmando o espaço das mulheres na criação audiovisual brasileira.

A Mostra Sesc de Cinema destinou R$ 200 mil para licenciamento das obras, permitindo que os títulos sejam exibidos em unidades do Sesc em todo o Brasil durante o período de um ano, a partir de setembro. As produções serão exibidas nacionalmente ou em mostras regionais ou estaduais, compondo um repertório de 268 filmes ao todo.

Os filmes foram avaliados por comissões locais compostas por especialistas convidados e técnicos do Sesc, valorizando a diversidade estética e temática do audiovisual contemporâneo brasileiro.

Sobre a Mostra Sesc de Cinema

Criada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolidou como uma das mais relevantes iniciativas de fomento ao cinema independente do país. O projeto promove a circulação de filmes que não têm espaço no circuito comercial, fortalecendo a produção audiovisual brasileira e revelando novos talentos. Desde sua criação, mais de 400 obras já foram licenciadas e exibidas em todo o território nacional.

/Assessoria

Sair da versão mobile