Lira confirma candidatura ao Senado e prepara filho como sucessor na Câmara

Reprodução

Redação

O deputado federal Arthur Lira (PP) confirmou, em evento com políticos e populares em Anadia, que será candidato ao Senado em 2026. Além disso, que escolheu e prepara um de seus filhos, Álvaro Lira, para sucedê-lo na Câmara Federal.

Desde que deixou a presidência da Câmara, Lira vem articulando sua pré-campanha ao Senado, que terá duas vagas no próximo pleito. Conforme pesquisas, Lira, o deputado mais votado em Alagoas em 2022, é favorito a uma cadeira, enquanto a outra, para a reeleição de Renan Calheiros (MDB).

Fora as articulações pelo interior do estado, onde tem enorme apoio, Lira teve o caminho aberto no “Acordão de Brasília”, fechado entre ele, as famílias Caldas e Calheiros e com aval do presidente Lula (PT), garantindo a procuradora Marluce Caldas no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Já Álvaro Lira, que virou secretário na Barra de São Miguel, onde foi nomeado para ganhar R$ 8 mil por mês, é o sucessor de Arthur na política, pois, embora o ex-presidente da Câmara tenha outro filho mais velho, o jovem é o que apresenta mais aptidão para o futuro dos Lira.

Álvaro ajudou o avô Benedito de Lira (PP) na última campanha, mas ele acabou falecendo no início de 2025, e agora o neto participa da gestão da Barra de São Miguel. Ademais, tem paixão pela pecuária, outro fator de aproximação com o pai. A questão da idade, porém, pode pesar na legislação eleitoral.

Sair da versão mobile