Redação
O governo de Paulo Dantas (MDB) nomeou Marília Almeida de Albuquerque Melo para o cargo de secretária da Mulher do Estado de Alagoas, pasta recém-criada. O decreto consta no Diário Oficial desta terça-feira (22).
Marília Albuquerque é filha do desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas. Ela é ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), à militância de esquerda, e antes era assessora especial no gabinete do governador.
Além do governo estadual, Marília Albuquerque já foi secretária de Políticas para a Mulher em Arapiraca, na gestão do prefeito Luciano Barbosa (MDB). Ela é bisneta e neta de políticos de Arapiraca.
A nova chefe da pasta da Mulher de Alagoas foi candidata à vereadora em 2024, mas não se elegeu. Segundo o seu perfil, é formada em Música e em Direito e estudou Línguas no exterior durante cinco anos.
Marília Albuquerque foi designada para o cargo após, em maio, uma lei delegada separar as pastas da Mulher e dos Direitos Humanos, que eram juntas, e agora são separadas.
A reestruturação, de acordo com o texto da alteração, visa fortalecer e dar maior especificidade às políticas públicas voltadas para as mulheres e para a promoção e defesa dos direitos humanos em Alagoas.