Fies: ministro da Educação anuncia aumento de 30% no teto de Medicina

Reprodução

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na quarta-feira (23) o aumento do teto de financiamento do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para os cursos de Medicina.

Em vídeo compartilhado no X, antigo Twitter, Camilo afirmou que o Comitê Gestor do Fies aprovou o aumento do teto dos custos de Medicina em 30%.

Conforme o ministro, o valor atual do teto de custos de R$ 60 mil por semestre passará para R$ 78 mil. “Isso significa que 85% dos cursos de Medicina do Brasil estão cobertos com esse novo teto”, afirmou. Santana ainda fez questão de destacar que os contemplados pelo Fies Social têm a garantia de 100% de cobertura de qualquer curso, inclusive Medicina, ofertado pelo Fies.

Entenda o Fies

O Fies é um programa do governo federal de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas. O aluno beneficiado recebe um tipo de “empréstimo” que deve ser quitado após a conclusão do curso.

O estudante não recebe o dinheiro diretamente, mas o valor do benefício é descontado das mensalidades. O percentual de financiamento varia, mas pode chegar em até 100% para os beneficiários do Fies Social. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

As inscrições para o Fies 2025.5 foram encerradas no último dia 18 de julho. A edição está oferecendo 74.500 vagas para financiamento de graduação em faculdades privadas no segundo semestre de 2025.

Conforme edital há reserva de 50% das vagas para o Fies Social, programa que oferece condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda.

Para se inscrever no Fies os requisitos são:

/Agência

Sair da versão mobile