Nesta quarta-feira (23), Roberto Firmino foi anunciado pelo Al Sadd, do Catar. O jogador de 33 anos teve seu nome ligado a times brasileiros nos últimos meses, mas decidiu trocar o Al-Ahli, da Arábia Saudita, pelo clube catari. Firmino já disputou uma Copa do Mundo pelo Brasil, em 2018, e é ídolo do Liverpool.
Segundo a imprensa internacional, a transferência foi na casa de 7 milhões de euros, o que na conversão dá em torno de R$ 45 milhões. Em sua chegada, Firmino se mostrou empolgado com o novo desafio na carreira e não escondeu o desejo de defender a Seleção Brasileira na próxima Copa do Mundo.
– É mais um desafio na minha carreira e estou bem feliz e empolgado. Chego ao maior clube do país, atual campeão nacional e também da Copa do Catar, e quero ajudar a fazê-lo ainda maior e mais forte. Se Deus quiser vai dar tudo certo. E se falar que não penso mais em Seleção Brasileira, estaria mentindo. Por isso, busco sempre fazer da temporada que inicio a melhor da minha vida. E que assim seja! -.
A mudança encerra qualquer possibilidade de retorno ao Brasil neste momento. Firmino chegou a ser especulado em clubes como Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Corinthians. Na Europa, o nome do jogador também foi ligado ao Real Madrid, que estaria à procura de um centroavante experiente e acessível financeiramente. Nenhuma das sondagens, no entanto, avançou.
Contratado em 2023, Firmino disputou duas temporadas pelo Al-Ahli. No período, foram 65 partidas, com 21 gols e 18 assistências. Ele foi peça importante na conquista da Champions da Ásia, mas perdeu espaço no início de 2025 e vinha sendo pouco utilizado.
O clube saudita também está em fase de reformulação e busca novos nomes para o setor ofensivo, como Lionel Messi, cujo contrato com o Inter Miami se encerra em dezembro. O brasileiro somou 12 gols e 10 assistências na temporada mais recente, números que chamaram atenção no Catar.
