Redação
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) agendou para 19 de agosto o julgamento entre a Rede Globo e a TV Gazeta de Alagoas sobre o contrato de afiliação entre as partes. A emissora nacional tenta, há 1 ano e meio, romper a parceria de décadas, mas sem sucesso.
Na esfera estadual de Alagoas, a Globo perdeu em todas as instâncias, por isso, decidiu entrar com recurso no STJ para finalmente se livrar do contrato com a televisão do ex-presidente Fernando Collor, e oficializar a TV Asa Branca, de Pernambuco, como a nova afiliada em Alagoas.
O ministro-relator do recurso, Ricardo Villas Bôas Cueva, considerou que todos os fundamentos estão conclusos para julgamento no STJ. A análise caberá à Terceira Turma da Corte Superior. A informação foi inicialmente dada pelo jornalista Felipe Farias, que trabalhou na Gazeta por anos.
Segundo o jornalista, a expectativa é de que Humberto Martins se averbe suspeito para julgar, devido à proximidade com Collor. Indicada para o STJ, mas com sabatina ainda a ser feita no Senado Federal, a próxima ministra alagoana Marluce Caldas também está fora do julgamento.
A Globo alega que cumpriu todo o contrato e tem direito a não renová-lo, pelos escândalos de corrupção envolvendo Collor e a má gestão da afiliada. Por outro lado, a TV Gazeta cita a recuperação judicial e a dependência da parceria, cujo fim acarretaria em calote aos credores que aguardam pagamento.
